PPP-Projeto Politico Pedagogico

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇAO INFANTIL   PPP



MISSÃO:
A EDUCAÇAO INFANTIL AO PROMOVER EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA POR MEIO DO TRABALHO COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA,SE CONSTITUI EM UM DOS ESPAÇOS DE APLICAÇÃO DAS CAPACIDADES DE COMUNICAÇAO E EXPRESSÃO E DE ACESSO AO MUNDO LETRADO PELAS CRIANÇAS.ESTA AMPLIAÇÃO ESTÁ RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO GRADATIVO DAS CAPACIDADES ASSOCIADAS ÁS QUATRO COMPETÊNCIAS LINGUISTICAS BÁSICAS:FALAR,ESCUTAR,LER E ESCREVER.




VISÃO:
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO C.E.I ANA AMÉLIA BEZERRA DE MENEZES E SOUZA,ASSUME INTEIRAMENTE UM COMPROMISSO COM A CONSCIENTIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DA COMUNIDADE,CONCORDANDO COM O FATO DE QUE A EDUCAÇÃO É PRIORIDADE E QUE A DIVERSIDADE NÃO SE CONFIGURA COMO BARREIRAS PARA QUE PROPOSTAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS SIRVAM DE NORTE PARA NOSSA PRÁTICA EDUCATIVA.

SENDO ASSIM,A AEE TEM COMO OBJETIVO;
  • REFLETIR SOBRE VALORES,ATIVIDADES ,IDEIAS E EMOÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA;
  • COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO;
CONSTRUIR UM ESPAÇO DE INFORMAÇÃO,CAPACITAÇÃO E DEBATE ROMPENDO BARREIRAS E PRECONCEITOS,BUSCANDO ATRAVÉS DESTA FORMAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE;
  


OBJETIVO:

          A PREOCUPAÇÃO EM OFERECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ÁS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE,DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE,TORNA-SE A META PRINCIPAL DE TODO TRABALHO EDUCATIVO.

           A EDUCAÇÃO INFANTIL GANHOU UM NOVO ENFOQUE COM A FORMAÇÃO DO PAIC(PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA),ONDE O MESMO PROCURA NORTEAR A AÇÕES PEDAGÓGICAS DA INSTITUIÇÃO NO OBJETIVO 
"CUIDAR E EDUCAR."



  FINALIDADES EDUCATIVAS:
                                                                        
"A EDUCAÇÃO INFANTIL DIREITO DA CRIANÇA,DEVER DO ESTADO E OPÇÃO DA FAMÍLIA TEM COMO FINALIDADE PROMOVER "PRATICAS DE EDUCAÇÃO E CUIDADOS QUE POSSIBILITAM A INTEGRAÇAO OS ASPECTOS FÍSICO,EMOCIONAIS,AFETOS,COGNITIVO-LINGUISTICOS E SOCIAIS ENTENDENDO QUE ELA É UM SER COMPLETO,TOTAL E INDIVISÍVEL"(DIRETRIZES CIRCULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL).
        BUSCAR MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER O COMPROMISSO PRIMORDIAL DAQUELES QUE NELA ATUAM,POSSIBILITANDO AÇÕES E MECANISMO QUE ALCANCE ESSA MELHORIA.



CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    ESTE É UM PROJETO QUE NÃO SE ENCERRA AQUI.É PRECISO SER ANALISADO,DISCUTIDO E APERFEIÇOADO ANUALMENTE OU SEMPRE QUE NECESSÁRIO,PARA QUE SEJAM FEITAS ADAPTAÇÕES,MODIFICAÇÕES E ALTERAÇÕES DE ACORDO COM AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS QUE FOREM SURGINDO E AS NECESSIDADES INERENTES Á SOCIEDADE QUE VENHA CONSTRUIR UMA ESCOLA DE QUALIDADE,INSERIDA NOS NOVOS TEMPOS,E QUE APONTE PARA REFLEXÃO CONSTANTE DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO,QUE ESTEJA SEMPRE CONECTADA COM A SOCIEDADE,CONSCIENTE DE SEUS DESAFIOS,FORMADORA DE ALUNOS CAPAZES DE APRENDER E CONCIENTES DOS SEUS DIREITOS E DEVERES DE LIBERDADE E IGUALDADE.
     O PROJETO FOI CONSTRUÍDO EM UM CONJUNTO ENTRE PROFESSORES,FUNCIONÁRIOS,PAIS E COMUNIDADE,O MESMO É BASE PARA A ESTRUTURAÇÃO DO NOSSO C.E.I ,BEM COMO SUA AUTONOMIA PENSANTE A SOCIEDADE.FORAM TRAÇADAS METAS,OBJETIVOS E AÇÕES QUE FAVOREÇAM A EDUCAÇÃO.


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